Fundação Tarso Dutra



A Fundação Tarso Dutra de Estudos Políticos e de Admninistração Pública é uma entidade privada, de duração indeterminada, sem fins lucrativos, com sede e foro na Capital do Rio Grande do Sul. Desde sua fundação, a FTD busca promover o estudo e a reflexão crítica sobre a realidade brasileira e formar quadros para o exercício consciente da cidadania. Desenvolve estudos, ministra cursos e da suporte intelectual a entidades congêneres.



Diretoria Executiva


Presidente: Marcus Vinicius Vieira de Alemida


Marcus Vinícius Vieira de Almeida tem 26 anos de idade é acadêmico do curso de Direito da Ulbra/Guaíba e é prefeito reeleito da também jovem Sentinela do Sul, município emancipado em 1992 com 5.290 habitantes, localizado a 92 Km de Porto Alegre e pertencente à Associação dos Municípios da Centro Sul do Estado do Rio Grande do Sul (ACENSUL).
Em 2005, quando assumiu seu primeiro mandato em Sentinela do Sul, tinha apenas 22 anos de idade, e foi considerado o prefeito mais jovem do Brasil e do RS. Agora é considerado o prefeito reeleito mais jovem do Estado.


Diretor Financeiro: Miguel Ângelo Peracchi Barcelos


Miguel Ângelo Alvim Peracchi de Barcellos é natural de São Francisco de Assis, tem 61 anos de idade e é casado com a senhora Sonia, de 40 anos, com quem tem quatro filhos e dois netos. Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Foi Presidente do Conselho de Ética e Fidelidade Partidária do PP/RS, Membro Suplente do Diretório Nacional do PP, Membro do Diretório Municipal de Passo Fundo/RS, Fundador da Fundação Tarso Dutra ligada ao PP/RS, Fundador da Cia de Processamento de dados do RS – PROCERGS e

Decano do Conselho Regional do Curso de Liderança Juvenil - CRCLJ - Diocese Passo Fundo


Diretor Acadêmico: Marcel van Hattem

Marcel van Hattem é bacharel em Relações Internacionais, especialista em Direito, Economia e Democracia Constitucional e estudante de Administração (todos pela UFRGS). Egresso do Programa de Liderança Política e Empresarial da Georgetown University (Washington, DC, EUA). Foi assessor parlamentar para relações internacionais e economia do deputado federal Renato Molling (PP/RS). É Diretor Acadêmico da Fundação Tarso Dutra de Estudos Políticos.




Conselho Técnico